Wednesday, October 8, 2014

Por Barcelos

Barcelos era um desses lugares que sempre tive curiosidade de visitar, muito por ser parte do Caminho Português de Santiago. Eu não sou religiosa, mas fiz parte do Caminho Francês de Compostela há 9 anos (os trechos de St Jean Pied-de-Port a Pamplona e, depois de um fim de semana nada espartano em San Sebastian, de Leon a Santiago de Compostela), e aquele mês de caminhadas difíceis ficou inserido na minha cronologia como referência, uma pausa essencial, em que não tive visões angélicas ou grandes insights espirituais, mas aprendi bastante sobre persistência, adaptação, ter um norte e os ritmos da vida campestre. Tenho saudades daqueles dias, e gostava de fazer parte do Caminho novamente. Curiosamente, o meu bairro está na rota, então às vezes vou ao supermercado e vejo alguns peregrinos.

Uma foto vintage de um dia parecido com o de hoje, rumo a Villafranca del Bierzo

Depois de uma quinzena de muito trabalho, o veranico da semana passada me deixou com vontade de fazer uma viagem de um dia o que é, a não ser que ficássemos hospedados num alojamento rural, a medida exata para explorar um pouco a cidade. Chegámos em dia de feira, nunca tinha visto uma tão grande nesse estilo.

No mais, é uma cidadezinha muito bonita, com peregrinos, adolescentes a granel, arquitetura interessante, lugares baratos para comer (por causa dos peregrinos!) e jardins. O único porém do dia ficou por termos nos perdido um pouco e, quando fui dar meia-volta, tropecei no carrinho da V. e levei um tombo feio, que me deixou com joelhos e cotovelos esfolados e com hematomas.

Vale mesmo um passeio.

6 comments:

  1. Ah, Santiago de Compostela e o caminho, que boas recordações me trouxeste agora... Eu nunca fiz o caminho de Santiago, mas fui ter a Santiago com uns amigos que foram a pé de Braga e foi maravilhoso partilhar um pouco com eles a sua experiência. Aqui há alguns anos fui a pé a Fátima, que é uma coisa completamente diferente, mas fui com um grupo bastante interessante e tal como tu, não tive nenhuma experiência religiosa, mas aprendi muito sobre mim própria, sobre os meus limites, sobre resiliência e persistência. Para mim foi uma experiência de autoconhecimento muito intensa.
    Barcelos não conheço apesar de ser a terra do tão famoso galo, um dos símbolos da nação. Mais um pedacinho de Portugal para conhecer num próximo passeio.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Acabei de reparar que faltava uma foto do galinho! :)))))) Caminhar é um dos melhores exercícios que há, proporciona essas "peregrinações internas", acho muito bom para quem tem a alma inquieta.
      Ah, falaste de Guimarães, conheço, já fui duas vezes, adoro! E veja se passa aqui pelo Porto! Um beijo!

      Delete
  2. Espero que já estejas recuperada do tombo!
    Ah, essa feira é uma delícia...especialmente se te dedicares a ouvir o que as pessoas dizem :)))
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Estou melhor, obrigada, ainda tenho as marcas, mas tudo dói menos. Gostei muito da feira, muito interessante mesmo, quero retornar!
      Beijos!

      Delete
  3. A Feira de Barcelos é uma das melhores e mais bonitas do país.
    Ando a sonhar com uma caminhada a Santiago há anos... : )

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, eu não a conhecia, foi incidental, quero retornar com mais calma :) Comece por uma pequena, para ter um gostinho, é exaustivo, mas muito bom (dizem que, em parte, tem a ver com a endorfina).

      Delete