Thursday, April 30, 2015

All by yourself

Eu há alguns anos trabalho em casa, o que pode parecer um tanto romântico e ideal.
No meu caso, não foi uma escolha espontânea, mas circunstancial. Em parte, devido aos contextos da minha vida; em parte, porque, na minha área, não há muitos empregos, os profissionais tendem a ser freelancers mesmo.
Eu sinto falta de estar num ambiente de trabalho "normal", porque gosto de feedback do que estou a fazer, gosto de aprender com colegas e chefes, de socializar para fofocar (sim!) e tomar um café ou uns copos, gosto da troca, pronto. Mas, claro, esses são os positivos.
Do que menos gosto são os horários, não porque tenha preguiça de acordar cedo ou coisa do gênero, não. A minha birra é com tempo gasto no escritório quando não há nada de muito útil a fazer. Tempo que pode ser dedicado a outras coisas, como o descanso ou outros trabalhos.
Em geral, no Brasil, não gostava da ética profissional. Das relações com os chefes, da rigidez dos horários, da exploração em alguns casos. Fui mais feliz como freelancer.
Na Inglaterra, adorava trabalhar e trabalhei em vários lugares e funções diferentes. Comecei com o tradicional emprego num restaurante - que amava, mas era um bocadinho explorador -, e tive experiências muito legais e enriquecedoras, incluindo a no funcionalismo público. Sinto saudades de todas elas e das pessoas que conheci.
Eu gosto, acima de tudo, de aprender e por mais que possamos ser autodidatas, é sempre mais interessante quando isso acontece na relação com o outro.
Como um emprego para mim agora não é viável - e não sei se voltará a ser -, acho que, em algum momento, vou ter de tomar uma providência. Quais são as opções?
A Marta Stelmaszac, um tradutora polonesa radicada em Londres, fala nesse vídeo (em inglês) sobre os desafios de trabalhar sozinha(o) em casa e de possíveis soluções. Sim, nem todos os freelancers são tradutores, óbvio, mas acho que as dicas valem para todo mundo nesse barco de solidão e trabalho duro. Vale a pena uma espreitada.

2 comments:

  1. Olá e em primeiro lugar muito obrigada pelas tuas dicas de receitas de quinoa.
    Obrigada pelas sugestões.
    Em relação ao teu trabalho, tenho uma amiga freelancer também mas na área da fotografia e ela sentiu essa dificuldade de que falas em trabalhar em casa. Então ela decidiu ir trabalhar num cowork. Um local pequeno, onde está com outras pessoas de outras áreas e da dela também. Obriga-a a ter horários, a sair de casa, tem pessoas a quem pedir opiniões sobre o seu trabalho.... ela está a adorar!
    Espero que encontres a solução ideal para ti!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Olá, MJ, obrigada pela visita :)
    Sim, cowork é uma opção que me agrada, preciso é de me organizar em relação a outras coisas primeiro, essas estão entravadas :( Mas é mesmo uma ideia que me interessa muito.
    Um beijinho,

    ReplyDelete