Friday, June 19, 2015

Pausa e fim.

Eu já abri e fechei alguns vários blogues. Na verdade, o original ainda está aqui, mas em modo privado e, acho, perdeu os comentários. O tom era mais poético e, relendo-o outro dia, vi uma parte de mim de que sinto saudades. E tenho uma nova versão de outro, o segundo mais prolífico do meu histórico blogueiro, que pouco atualizo e tem uma temática mais específica, menos pessoal.
Eu comecei a blogar porque estava numa época difícil e gostava de traduzir isso de forma um tanto pretensiosa em versos que não rimavam e, não sei o porquê, fazia mais sentido colocar tudo numa plataforma pública do que num diário. E trocava muitas ideias com os outros blogueiros, tornei-me amiga de duas - uma vem me visitar agora em julho -, havia um sentimento de pertencer a algo novo, diferente.
Até hoje não percebo muito bem os meus sentimentos em relação a me expôr - eu gosto de publicar aqui, mas não gosto muito da atenção que possa atrair. No primeiro blogue, não me importava. Nos demais, mais ou menos. Eu realmente não sei o motivo, mas a verdade é que estou sempre muito ciente do que escrevo ou deixo de escrever. Ou de quem possa ler. O mesmo se aplica ao Facebook, é uma tormenta eterna.
Eu acho que prefiro conversar sobre a vida do que escrever sobre ela, a não ser que tivesse algum talento para trabalhar com ficção (bom, eu às vezes trabalho com ficção, mas não como criadora) ou fosse alguém com ideias filosóficas realmente brilhantes. Eu prefiro, também, escrever profissionalmente, o meu português e as minhas ideias soam melhores. Eu sou meio utilitária com a escrita - ou será que virei utilitária?
E, com exceção do blogue sobre comida que também está em modo hibernação, eu pouco bloguei nos anos mais recentes. Houve o blogue da minha estadia no Porto. O do retorno a Londres. Eu acho que tento marcar essas fases com um diário, mas logo perco a motivação ou a disciplina para atualizar.
Após vários dias - meses, talvez - ponderando sobre que volta a dar neste blogue, não cheguei a uma conclusão. A começar pelo título, que não é o que eu queria porque as outras opções já estavam tomadas - por pessoas que sequer se deram ao trabalho de escrever mais de um post no blogue -, eu não encontro uma temática que me dê ânimo de escrever, enfim - acho que cansei, de vez agora, de blogar sem propósito ou com o cuidado merecido. Quando escrevo aqui, sinto como se estivesse a jogar energia fora.
Desta vez, quero mesmo tomar vergonha na cara e parar até encontrar um foco.
Vou colocar o blogue em modo privado em alguns dias e depois, bom, depois vamos ver no que dá.

4 comments:

  1. Gostava de te ler:) Espero que continues a aparecer 'lá por casa':D até já!

    ReplyDelete
  2. O meu também está completamente parado. Ando sem nada para dizer (escrever)... Mas tenho pena que encerres o teu. Gosto dos teus textos e das tuas fotos, e de trocar ideias sobre cozinha, claro :) Um beijo e espero que esteja a correr tudo bem por aí. Bjs

    ReplyDelete
  3. Faz o que te deixar confortável...só isso :)

    ReplyDelete
  4. É realmente uma pena, espero continuar a receber a sua visita no Paraíso onde sempre será bem vinda!
    Beijinhos do Paraíso e até já *-*

    ReplyDelete