Wednesday, November 12, 2014

Bolo de fubá e coco

Eu ando meio obcecada com a queijada de laranja de um supermercado famoso. Provei e virei fã, mas tenho conseguido me controlar - apesar de pensar nela o tempo todo. Foi por isso que resolvi fazer um bolinho no mesmo estilo - dura mais, é "mais saudável", congelo metade e tira um pouco dessa fissura por doces que chegou com o frio.

Seguindo a linha "bolos não muito doces", ficou ótimo (quando não fica, não falo deles aqui), com uma textura macia, doçura equilibrada. Ia colocar goma xantana, esqueci, mas não fez falta alguma. Não ficou é com gosto de laranja, portanto vou experimentar excluir a bebida de coco e usar uma xícara inteira de suco [sumo] na próxima vez. Fica para a próxima, também, a receita de um bolo de alfarroba que foi devorado em menos de 24 horas, impossibilitando, portanto, a ilustração do post respectivo.

Bolo de fubá e coco

1 xícara de fubá fino (farinha de milho)

1/2 xícara de farinha branca sem glúten (usei uma mistura, mas acho que a de arroz deve funcionar bem; pode usar a de trigo, só não sei se é preciso ajustar a quantidade)

1/2 xícara de coco desidratado ralado

1/2 xícara de açúcar de coco, 1/2 do amarelo ou mascavado (pode usar 1 do amarelo/mascavado, q.b.)

1/2 xícara de bebida ou leite de coco

1/2 xícara de suco de laranja natural

1 colher de sopa bem cheia de gordura de coco amolecida

4 ovos pequenos (ou 3 grandes)

1 colher de sopa de fermento

Bater as claras em neve [castelo] e reservar. Noutra tigela [taça], bater as gemas com o açúcar e a gordura de coco. Acrescentar o leite de coco/suco de laranja (se quiser eliminar a laranja, dobre a quantidade do leite e vice-versa) e misturar bem. Acrescentar o coco, as farinhas, sempre misturando. Por último, o fermento e as claras batidas, incorporando-as gentilmente. Leve ao forno pré-aquecido (médio ou 180ºC) por cerca de 30-35 minutos.

Reparem no individual, um verdadeiro artigo vintage com uma ilustração do Hampton Court Palace, era o xodó de A. na infância.

O bolo foi aprovado por V., que o chama de "bol" e "queque" (querendo dizer "cake"). Fiz uma caldinha de suco de laranja e açúcar para jogar por cima, fiquei frustrada porque o sabor não era bem o que que eu queria!

10 comments:

  1. Olá Dani!!
    Sempre tive curiosidade por esse "Bolo de Fubá" que tantas vezes via nas telenovelas brasileiras sempre tão elogiado. Era esse bolo e o "acarajé" que nunca percebi muito bem o que é.
    Um dia destes vou experimentar este bolo de fubá para saber como é afinal.
    Obrigado pela partilha.
    Beijinhos do Paraíso *-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Se gostas de broa de milho, vais gostar do bolo, que obviamente é doce e mais úmido! Se quiser fazer um bolo de fubá tradicional, há várias receitas por aí, fica muito bom com umas sementinhas de erva-doce. Tem também o bolo de milho, feito com o milho no liquidificador, que é ainda mais gostoso.
      O acarajé é um bolinho, tipo o de bacalhau no formato, cuja massa é à base de feijão triturado. O recheio pode ser com camarões, miúdos, coentros com malagueta verde, é muito, mas muito bom! Nunca fiz, mas já provei e adoro.
      Um beijo!

      Delete
    2. Camarões miúdos, não miúdos que isso não ia ficar bem, a vírgula foi sem querer!

      Delete
  2. Está com um aspecto delicioso! E se usares zest de laranja?
    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Ficou bom mesmo, adoro este tipo de bolo. Sim, pensei nisso, mas porque não tinha colocado muito açúcar, fiquei com receio de que o ligeiro amarguinho da raspa subtraísse à doçura (não sei se faz sentido, mas...). Mas, da próxima, vou maximizar a laranja e incluir as raspas! Beijo!

      Delete
  3. V. vai ser uma menina bilingue e "tri-sotaque" :)
    Adoro essas queijadas de laranja de que falaste, são uma maravilha. Talvez substituindo a bebida de coco pelo sumo de laranja e acrescentando a raspa ou zest fique com um sabor mais aproximado, mas a queijada, regra geral, leva muito açúcar por isso os nossos bolinhos pouco doces dificilmente terão o mesmo sabor.
    Gostei da receita, tenho todos os ingrediente, vou fazer, sem dúvida!
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. :)))) Estou curiosa para ver o sotaque dela quando se tornar mais articulada!
      O bolo fica mesmo bom, para quem gosta de bolo de fubá, se fizer, conte! Tenho uma receita da minha mãe, "bolo de fubá cremoso", que eu adorava, mas ainda não tentei reinventar. Fica com uma camada molinha no meio, altamente viciante!
      Pois, eu sei que o açúcar é um ingrediente fundamental para a umidade e o sabor desses bolinhos, foi mesmo uma busca pelo sabor. Vou colocar a raspa da próxima vez! Eu queria muito era encontrar o xarope de arroz aqui, é ótimo para deixar tudo um pouco mais úmido.
      Beijos!
      PS. Há algo errado com os seus comentários mesmo, demoram a aparecer e eu não recebo as notificações de que precisam ser moderados. Estranho...

      Delete
    2. PS. quis dizer "umidade e textura", não sabor!

      Delete
  4. Já fiz o bolo! Ficou muito bom :) Fiz só com sumo de laranja. Aprovadíssimo.
    Não sei o que se passa com os meus comentários, mas vou tentar perceber.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, só hoje, quase dois meses depois de teres comentado é que ele apareceu para eu moderar! Estranho mesmo... Que bom que o bolo deu certo, ando para repetir, andei numa fase de bolinhos, para variar um pouco.
      Um beijo!

      Delete