Monday, March 31, 2014

Pão

Comecei a fazer pães sem glúten também, já que, em geral, o meu pão diário é caseiro. Portanto, se é para reduzir o glúten, era obrigatório que os pães participassem dos experimentos.

Mas a receita que sigo é bem básica, compatível com a minha máquina de fazer pão (panificadora), e com as farinhas que tenho à disposição. Porém, desde que vi essa receita no blog da Ni, sabia que tinha de provar.

Não encontrei o cardamomo em pó nos locais habituais, portanto tive de substituir por coentros em pó. Pode soar estranho, mas o aroma dos coentros moídos é, acho, bem cítrico, além de aparecer numa sopa de cenouras e laranja muito comum por aqui, o que me encorajou ainda mais. Substituí, também, a farinha de trigo sarraceno pela de sorgo, a ghee (quero comprar, mas está na minha lista de coisas a serem adquiridas após eu terminar o que está nos armários e precisa ser consumido) por manteiga normal e um pouco de azeite, e diminuí o açúcar e a canela. E, como a Ni, adicionei sementes de girassol. Enfim, fiz alguns ajustes, mas nada radical.

Preguiçosa - e atarefada - que ando, resolvi arriscar a receita na máquina. Ao iniciar o programa, porém, esqueci de configurar a crosta para "escura", e achei que isso, juntamente com as mudanças que fiz, fosse arruinar a receita. Mas nem por isso.

Logo que comecei a sentir o aroma do pão quase pronto, tive certeza de que o sabor tinha resultado (e estou resfriada, com o olfato um tanto reduzido). Restava mesmo ver se o pão não tinha grudado todo no recipiente, se a textura estava correta e tudo mais. E não é que ficou perfeito? Certo, não ficou com a crosta linda e dourada como o da Ni, mas com sabor e textura, para mim, perfeitos. É bom puro, mas tostado fica divino! Receita a ser repetida, com certeza.

1 comment:

  1. Tenho mesmo que comprar a mfp. Eu consigo viver sem açúcar, mas sem pão acho que não :) Os coentros devem dar um gostinho especial, adoro.
    Bjs

    ReplyDelete