Sunday, May 25, 2014

Duas dicas

Duas dicas. Uma para beber, outra para comer.

Dizem, e isso eu aprendi com a alimentação aconselhada pela medicina chinesa (e também vejo repetido nos fundamentos da filosofia macrobiótica, sobre a qual tenho lido), que alcalinizar o sangue é fundamental no tratamento e prevenção de doenças. E apesar de não ter seguido a tendência dos sucos verdes (pois quem tem problemas de função da tiróide deve consumir vegetais crucíferos e espinafres, por exemplo, apenas cozidos), tenho o meu batido saudável, que também me ajuda quando me sinto anêmica. Minha mãe preparava algo semelhante para mim após as minhas sessões caseiras de ginástica.

É simples: uma beterraba pequena, uma cenoura média, um pepino pequeno, água até ficar com consistência de um smoothie. Ou metade de tudo isso. Eu bebo uma vez por dia, mas este livro aconselha a tomar meio litro duas vezes ao dia. O importante é ingerir entre as refeições, para não interferir com a digestão e agir de forma mais eficaz. E, para quem não tem aversão total à beterraba, tem um sabor bom, juro, semelhante ao de melancia.

Este pão foi a minha grande descoberta desde que comecei a assar sem glúten. Super fácil de fazer e, como ela diz no post, dura vários dias sem perder a maciez, o que é raro em pães assim. Estou cada vez mais fã de trigo sarraceno, gosto muito do sabor. O meu não ficou tão alto porque fiz numa assadeira menor, ela usa a da panificadora, o que geralmente deixa os pães assim. Ainda não testei na máquina. E usei uma mistura de farinhas integrais sem glúten em vez da araruta, e goma xantana (1 1/2 colher de chá) em vez de psyllium husks (não encontrei a tradução disso) que não tinha. Ficou assim e já foi repetido.

2 comments:

  1. Fã dos sumos/batidos de beterraba tem o seguinte comentário a fazer - vou experimentar este pãozinho :)
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, faças mesmo :)! Fica MUITO bom (se gostas do sabor do trigo sarraceno, é claro).
      Beijinhos!

      Delete