Thursday, May 1, 2014

O melhor pão de banana do mundo

Eu comprei este livrinho, que tem receitas bem genéricas, e algumas mais diferentes, de pratos e pastelaria sem glúten. Uso bastante para me inspirar, encontrar soluções quando tenho alimentos que precisam ser consumidos, mas não costumo seguir as receitas à risca, como é o caso com quase todos os meus (poucos) livros de receitas.

O livro tem uma receita de pão em que estava de olho há algum tempo, pois muitas vezes acabo com sobras de bananas maduras e não gosto de desperdício e nem de bananada. Já experimentei umas duas ou três receitas de pão de banana sem glúten, mas só gostei mesmo de uma (as outras fracassaram terrivelmente) que, apesar de agradável, não é nada de outro mundo e rende muito pouco. Não gosto de receitas enormes porque consumo esse tipo de pão/bolo praticamente sozinha, mas as muito pequeninas também não me motivam a fazer sujeira na cozinha.

Essa tal receita era grande. E eu modifiquei bastante. 250g de açúcar, 250g de farinha sem glúten? Pois, fui procurar a ligação para a receita original para colocar aqui quando, para minha surpresa, vi que era do Paul Hollywood, normal, com glúten. Até a foto era a mesma. Ou seja: os editores simplesmente trocaram a farinha normal pela sem glúten, provavelmente não testaram.

O que duvido que dará certo. Assim que comecei a adicionar a farinha vi que não precisava de 250g nem aqui nem na China. 140g foram mais que suficientes (90g de trigo sarraceno, 50g de mistura básica de farinhas sem glúten). A massa ficou bem espessa, a textura, elástica, quase queijada, mas o pão cresceu na medida certa, o cozimento criou uma estrutura perfeita – quando repetir, usarei as mesmas quantidades.

Um pão de banana é de banana, não de farinha com sabor de banana. Mas mesmo assim acho que é farinha sem glúten demais. Talvez funcione bem com a farinha normal, talvez o açúcar ajude, mas de outro modo, acho arriscado. Sei que, como se trata de um pão, a proporção de farinha tende a ser grande, mas eu prefiro uma massa mais leve.

E, mesmo para quem queira usar os 250g de aúcar – é bastante açúcar. Quatro bananas maduras já emprestam doçura e umidade suficientes ao pão. Eu ainda coloquei três colheres da mistura açúcar amarelo/estévia, mas talvez nem precisasse. Não acrescentei as nozes porque, como era um experimento, queria minimizar o desperdício caso desse errado, e substituí a manteiga pela gordura de coco. Usei apenas uns 50g de pedacinhos de chocolate preto, uma colher de chá de extrato de baunilha, e pronto – o até, agora, melhor pão de banana do mundo. Muito bom mesmo!

A minha lista de ingredientes, o método foi o mesmo, com exceção do tempo no forno: em vez de 1h05, apenas 40mins, já que era uma massa bem menor. De novo, a ligação para a receita original.

4 bananas maduras

110g de gordura de coco amolecida

2 ovos grandes

3 colheres de sopa de açúcar amarelo/estévia (ou o equivalente a 250g de açúcar se quiser um resultado bem doce)

140g de farinha sem glúten (mistura ao gosto do freguês)

1 colher de chá de fermento sem glúten (ou do normal)

1 colher de chá de extrato de baunilha

50g de pepitas/gotas de chocolate preto/semi-amargo

4 comments:

  1. Que falta de conhecimento e de ética copiarem a receita e mudarem apenas o tipo de farinha! E 250 gr de açúcar é muito açúcar.
    Mas gostei da ideia do pão de banana. Vou tentar fazer.
    Desculpa a ignorância, mas gordura de côco e óleo de côco são a mesma coisa?
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Sim, nos comentários há algumas pessoas a reclamar das quantidades, tempo no forno, etc. 250g é muito, como disse, talvez nem precisasse do açúcar.
    Olha, eu acho que sim! O rótulo diz "coconut oil", mas é uma gordura, a consistência é quase de cera. Para usar na massa, tens de amolecer até quase derreter, para distribuir bem.
    Mas nada errado com usar manteiga, é que eu prefiro o sabor da gordura de coco nesse caso, combina com a banana e o chocolate :-) Ém produto caro, eu comprei numa promoção e tenho usado com parcimônia.
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Não sei se ajuda a Isabel, mas em Lisboa tem estas lojas http://www.glood.pt/loja onde se consegue comprar óleo de coco (a um preço infinitamente mais baixo do que o óleo de coco que se compra nas lojas de produtos naturais) e creme de coco.
    Dani, o pão tem um excelente aspecto!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fica mesmo bom, recomendo. Rende bem mesmo com a receita reduzida, dá para congelar uma parte para outra vez :-)
      Beijinhos,

      Delete