Tuesday, October 7, 2014

Aniversário [Presentes/ prendas]

Ando cada vez menos interessada em "coisas", embora gostasse de dar uns toques na decoração aqui de casa, que está bem espartana, para não dizer quase inexistente. Então, vieram (sogra e A.) me perguntar o que eu queria de aniversário e eu logo pensei em livros de culinária, aqueles que estavam na minha wish list. Na verdade, pedi um apenas à sogra, mas ela foi generosa e me enviou logo três, o que foi muito bem recebido.

Um outro presente que me foi oferecido foram esses tênis [sapatilhas] de lona, produzidos(as) pela Cortebel em Portugal (giro!), uma marca promovida pela Silvia Silva, que tem um blogue igualmente giro. Foram estreados(as) em Barcelos, num passeio meio guilty pleasure

Os livros da pilha não têm nada a ver com a minha shortlist original de títulos voltados à alimentação vegetariana, embora um seja vegetariano e, outro, vegano (esse eu mesma comprei, antes da mudança). O fato de eu não os ter escolhido talvez tenha a ver com a minha indecisão, e os que acabei recebendo me interessaram muito mais.

O Dicionário dos Sabores, oferecido pelo A., é o que a embalagem diz, um dicionário de tipos de sabores e das combinações entre eles. Infelizmente, num dos capítulos, há um erro de tradução no título e que se estende por toda a obra: dill foi traduzido por funcho, quando na verdade é "endro". São duas plantas diferentes. Já avisei o editor, que prometeu retificar o erro caso o livro seja publicado novamente. É fantástico para quem gosta de criar na cozinha ou se vê com certos ingredientes sem saber muito bem o que fazer com eles. Tem receitas breves em algumas combinações de ingredientes e não é ilustrado.

O A Modern Way to Eat é de autoria de uma das pupilas do Jamie Oliver no restaurante Fifteen, e é também uma obra bastante abrangente, voltada para a alimentação vegetariana E saudável. Para além das receitas, há encartes no meio do livro com dicas úteis e técnicas, como calendários de sazonalidade dos alimentos e diversos modos de prepará-los (cozer, assar, grelhar,etc). É tudo muito bem explicado e interessante, acabou por ser o livro que eu procurava, numa versão 2 em 1.

Para quem curte uma linha mais hipster londrina de celebridades, o The Art of Eating Well, das irmãs Jasmine e Melissa Hemsley, também tem receitas muito boas, muitas vegetarianas e, assim como o da Anna Jones, free from (glúten, trigo, lactose, etc). O tom do livro é meio businness, no estilo "meus clientes, celebridades, etc, etc", mas também tem muitas informações legais sobre nutrição e culinária funcional (embora não utilize o termo). É um livro muito bonito.

O que eu mais queria, o The Extra Virgin Kitchen, da irlandesa Susan Jane White, é uma delícia. A escrita é despudorada, bem humorada e didática, com uma seção de "perguntas e respostas" logo no início, em que fala de açúcares e seus substitutos, glúten, etc. A impressão é de que você está na cozinha com a moça. Assim como o livro das Hemsley & Hemsley, não é 100% vegetariano, mas o é em sua grande maioria.

Por último, o livro que eu mesma comprei, de receita de veganas, o Oh She Glows, da canadense Angela Liddon. O texto não é dos mais saborosos, é bem simples e o tom, um tanto juvenil (tipo menina cheerleader que resolveu trocar os cookies por uma alimentação saudável, o que a tornou "mais radiante" [sic]), e a linguagem visual é um pouco datada (as fotos dela com o marido me deixam um pouco constrangida e não é por serem, inadequadas, não), mas as receitas - que incluem algumas de leites e queijos vegetais - resultam muito bem e são super simpáticas aos usuários caseiros. Já fiz algumas sopas e a geleia [compota] de xarope de ácer, chia e framboesas, e foi tudo muito aprovado, incluindo por A., que tem um interesse nulo em alimentos funcionais e/ou saudáveis.

Apesar de já ter testado algumas receitas, ainda estou em fase de estudar cada um dos livros, que se complementam e viraram companhia de cabeceira, alternadamente.

10 comments:

  1. Obrigada! Pela foto e pela referência, ficam-te bem:) ah e parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O prazer é todo meu, Silvia, muito obrigada, beijo!

      Delete
  2. Dani, tantos livros interessantes para ler, receitas novas para testar, que bom!
    É ótimo quando as pessoas se interessam em saber aquilo que realmente queremos receber, isso sim são verdadeiros presentes. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, eu gosto quando me perguntam ou me dão um voucher, coisa do género, já tenho coisas de mais (e olha que não são tantas) :) São livros muito bons mesmo, e estou me forçando a fazer as receitas (ou pelo menos me inspirar por elas), afinal, é para isso que livros assim servem! Beijos!

      Delete
  3. Que post gracioso! E os tenis da Cortebel são lindos demais! *---* Parabéns!!

    ReplyDelete
  4. Tenho o primeiro livro :) Mas deixaste-me com vontade de comprar todos os restantes! :)))

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Tinhas reparado no capítulo "Funcho", que ela estava a falar de endro? O das irmãs é o mais "onívoro", agora a ler melhor percebi que há um bom número de receitas à base de carnes, mas mesmo assim é interessante para alguém mais focado nos vegetais. O da Anna é, até agora, o meu favorito, muito bom mesmo, ontem fiz a couve-flor no forno com açafrão - é assada com romanesco, cebolas, amêndoas, passas e folhas de louro. É um livro tanto para quem é mais "cheffy" como cozinheiro, excelente :)
      Beijos!

      Delete
  5. E as sapatilhas, são confortáveis?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, muito :) Tanto que é aconselhável experimentar um par do número abaixo do teu, o que foi o meu caso. Bjs!

      Delete