Saturday, April 25, 2015

A inveja

A palavra "inveja" costuma aparecer muito nas conversas femininas.
Quando não gostamos do look, ou das escolhas de vida, ou das compras da outra é sempre a justificativa mais fácil: "é inveja".
É uma constatação simplista - se eu discordo de algo que, possivelmente, não está ao meu alcance, é porque tenho inveja.
Elevando esse tipo de raciocínio à extrema arrogância - achar que eu sou digna e vítima da inveja.
A inveja e a admiração caminham lado a lado. Como dizemos no Brasil, às vezes temos uma "inveja branca" (perdão se enxergarem alguma conotação racista na criação do termo, não foi invenção minha), aquela inveja do que o outro tem, sem ressentimentos, sem lhe desejar mal.
Não, nem sempre é a inveja. Às vezes é só mau humor, uma indignação legítima ou uma sensibilidade um pouco mais à flor da pele num determinado dia.
Isso de enxergar a inveja em tudo que não seja submisso ou concordante talvez seja mais uma daquelas projeções. Talvez, seja uma espécie de inveja.

No comments:

Post a Comment