Tuesday, April 8, 2014

Bacalhau

Tenho passado alguns dias a sós com a pequenota, o que tem me dado espaço para alguns experimentos culinários, já que além de me distrair, sou só eu a arcar com o desastre caso ele aconteça. E, na verdade, adoro testar receitas.

A minha ideia de cozinha do dia-a-dia tem a ver com simplicidade e menos carne, e é nisso que quero investir meus esforços e tempo, aprender combinações clássicas e inusitadas de sabores e texturas, mas sem complicação e/ou de preparação rápida.

Por exemplo. Estava com desejo de comer bacalhau com grão de bico, que é um prato simples e que me lembra a minha mãe. É possível matar a vontade se tenho a oportunidade de ir ao Portuguese Taste no St Nicholas Market, um dos meus cantos preferidos aqui em Bristol, onde há pequenos cafés com comida deliciosa e barata para levar ou ser devorada ali mesmo, espremidinhos, mas muito bem servidos (no café italiano, provei a melhor lasanha de espinafres da minha vida, o tipo de prato do qual não espero nada, mas que pode ser memorável se preparado de forma especial, e que custa apenas 3,50 libras!), mas, fora isso, estou sem opções que não sejam usar o bacalhau fresco.

Perguntei à dona do café onde ela comprava produtos portugueses e brasileiros (sempre de mãos dadas nessas lojas para expatriados) e ela me passou as coordenadas de uma loja de conveniência que, quando finalmente consegui visitar, pareceu estar fechada de vez. É triste como essas coisas não parecem progredir nesta cidade e nos seus arredores, conheci um outro restaurante português em Bath que fechou as portas não muito depois da inauguração. E ir a Londres fazer compras gastronômicas é um desperdício astronômico de dinheiro.

Portanto, lembrei que o Rick Stein tinha uma receita de bacalhau salgado preparado em casa, já tinha encontrado algumas na internet, mas a dele era bem simples. É claro que não fica idêntico ao bacalhau tão usado pelos bascos e portugueses, mas resulta muito bem! E ele tinha, inclusive, uma receita com grão, o que foi um serendipismo perfeito. Não segui as quantidades, apenas os processos, já que pratos assim costumo cozinhar a olho. E usei grão em lata, orgânico e sem sal.

Êi-lo, servi com arroz integral e não incluí as batatas, já que é um dos alimentos que tenho consumido menos:

O único porém é a salinidade do peixe, a textura fica ótima (embora um dia a mais no sal deva resultar melhor), mas prefiro menos salgado. Da próxima, dessalgo por mais horas.

6 comments:

  1. Huumm, adoro bacalhau com grão, mas tu sabes que nós somos viciados!!Como bacalhau em média uma vez por semana. Tens que comprar fresco e despois salgar, é isso? Se dá para matar a saudade, compensa o trabalho que dá :)
    Também estou a reduzir a batata, para reduzir o inchaço, mas não estou a ver melhorias nesse aspecto. Já pensei também se não será o leite a provocar o desconforto e inchaço, uma vez que ao reduzir o glúten também não senti melhorias. Vou tentar estar umas semanas sem leite para ver o que acontece.
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Olá :) Sim, o salgado não é vendido aqui, a não ser em lojas especializadas, o que nunca cheguei a encontrar em Bristol. O fresco é largamente consumido, o mais popular das lojas de fish and chips. Dá um pouco de trabalho, mas a textura do fesco é muito delicada para os pratos portugueses, o sal enrijece a carne, o que ajuda muito.
    Eu senti uma boa diferença na digestão com a diminuição do glúten, mas talvez tenha a ver com ter aumentado a ingestão de legumes e verduras, e ter cortado bastante batatas e lactose. Eu sou um pouco intolerante, não digeria muito bem quando criança, mas tenho meus altos e baixos com os laticínios, agora, evito., leite não tomo mesmo, não gosto. Agora, com as batatas é automático - se eu como, minha barriga incha. A minha sorte é que não sou grande fã, portanto diminuir não é sacrifício para mim. Se o prato "pede", como uma dose pequena. Senão, substituo.
    Depois me conta!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. E bacalhau confitado, não? :) Só a acompanhar com vegetais?
    beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Não tinha pensado nisso, nunca provei. Já fiz salmão confitado com erva-doce, ficou bom. Quem sabe, para a Páscoa quero fazer peixe, talvez essa seja uma boa ideia! Beijinhos

      Delete
  4. Tem um aspecto maravilhoso, mas minha querida, bacalhau é sempre com batata!! A não ser que seja arroz malandrinho de bacalhau (bem regado no final com salsa e sumo de limão), mas esse eu depois cozinho para vocês, um dia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Dora!
      Eu sempre comi bacalhau com batatas, mas estou cortando um pouco os amidos e afins, deixando apenas para ocasiões que exijam. E eu gosto de bacalhau com grão com um pouco de arroz integral, gosto mesmo. Do arroz malandro eu não gosto, trauma de infância, sinto muito, não consigo! Mas se algum dia quiseres cozinhar qualquer versão bacalhau com batatas para a gente, será bem-vindo - muito gentil da tua parte, obrigadíssima!
      Beijinhos!

      Delete