Thursday, April 24, 2014

Brownies

Eu não sou chocólatra, portanto não me atiro a qualquer coisa que tenha gosto de gordura hidrogenada aromatizada com cacau e cinquenta quilos de açúcar que fazem arder a garganta. Tenho um paladar sensível - tanto quanto o meu fígado, que é "gordo" - e coisas como manteiga, margarina e chocolate de má qualidade não só têm um gosto horrível quanto me deixam enjoada. Desde criança. Passava mal com certos doces e quase tudo muito gorduroso. Bolos amanteigados, com coberturas idem, são a visão do inferno para mim - faço o sinal da cruz diante de um Victoria sponge, por exemplo. Daí a minha aversão a cupcakes e buttercream.

Mas voltando ao chocolate: gosto do de verdade, com muito cacau, do preto/semi-amargo de preferência. Ao leite, só dos muito bons, mas, mesmo assim, não tenho sentido grande atração. Os meus doces preferidos são invariavelmente à base de ovos, amêndoas ou frutas, com exceção para duas tentações básicas - brownies e brigadeiros. Mentira: gosto também de tartes de chocolate daquelas beeeem densas, com pinta de ganache, e de bolinhos com o centro líquido - fondant, moelleux au chocolat, etc. Mas tentação mesmo é a dupla que começa com BR, que como muito ocasionalmente.

Hoje me deu vontade de brownies e segui esta receita aqui. Substituí e reduzi em parte o açúcar como sempre tenho feito, adicionei baunilha, pepitas de chocolate e, da próxima, deixo no forno por menos tempo, ficaram um pouco secos.

Mas mesmo assim, bons. Experimentem.

5 comments:

  1. Depois de ler isto o monstro do chocolate despertou outra vez e agora sou obrigada a ir ali à cozinha buscar mais um quadradinho de chocolate com chili :)

    ReplyDelete
  2. É o da Lindt? :) Ontem fiz moelleux au chocolat de sobremesa, tá certo que é um bolinho pequeno, mas foi uma semana de chocolates. Hora de retomar a linha!
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  3. Estou com imensa vontade de fazer brownies. Que quantidade de açúcar usaste? Achas que 100g é suficiente?

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá! Eu fiz uma daquelas misturas malucas de estévia/açúcar com xarope de arroz. Mas acho que 100g de açúcar amarelo devem dar bem, depende também da doçura do chocolate. Eu vou provando aos poucos, até encontrar a medida certa.
      Se for seguir essa receita, cuidado com o tempo no forno. Quando tirei, estava começando a queimar nas bordas, por isso ficou um pouco seco em algumas partes. Eu gosto mais úmido.
      Beijinhos,

      Delete