Tuesday, April 22, 2014

Esses dias

A tônica do feriado foram os passeios por aqui e pelo País de Gales, que fica do outro lado da(s) ponte(s). Quando pisei em terras galesas, no domingo de Páscoa, percebi o quanto preciso mudar de ares. É incrível, são apenas alguns quilômetros, o país faz parte da mesma nação, mas a atmosfera é completamente diferente. A pronúncia, o cenário, o relevo, a natureza das pessoas, o idioma próprio. É mesmo um outro mundo.

Na sexta, fomos conhecer a Avon Valley Railway, uma ferrovia antiga que oferece passeios de locomotiva e em trens a diesel a partir da antiga estação de Bitton, com duas paradas ao longo de um caminho para ciclistas e pedestres em meio ao campo, entre Bristol e Bath.

O local tem também um café distribuído entre vagões antigos e mesas ao ar livre. Nada muito gourmet ou moderno, só os clássicos lanches e refeições britânicos, mas, para minha surpresa, havia uma lista de opções vegetarianas e sem glúten, o que foi ótimo para um almoço leve. Achei atencioso.

O sábado foi de descanso, mas no domingo de Páscoa os pais do A. vieram para cá e nos levaram para almoçar no País de Gales. Uma pena que chovia, pois em frente ao restaurante ficavam as ruínas romanas de Caerleon, que deixamos para a próxima visita. Essa área em especial é muito bonita, tem uma aura quase encantada. É estranho pensar que fica apenas a um pouco mais de meia-hora de carro daqui de casa.

Ontem, apesar de cansados, resolvemos voltar ao país das ovelhinhas, mas para uma localidade mais próxima e que não conhecíamos, já que a meteoreologia errou no fim-de-semana e o dia foi de sol e relativo calor, apesar das nuvens e dos pingos de chuva esparsos do final da tarde. Fomos fazer "turismo de castelo [em ruínas]", que é sempre relaxante, embora um pouco previsível.

Pé na estrada, ou melhor, na Ponte de Severn
O Castelo de Chepstow, País de Gales

Há muitas coisas mais para conhecermos por aqui, o que pretendemos fazer antes da possível mudança. Glastonbury e Stonehenge estão no topo da lista, mas exigem um pouco mais de planejamento e dias sem vento ou chuva que, espero (sem muita esperança, mas não custa ser um pouco otimista), sejam mais frequentes de agora em diante.

2 comments:

  1. A imagem que tenho do País de Gales tem mesmo a ver com essa aura de mistério, os castelos em ruínas, as lendas, o misticismo celta, não sei se estou equivocada. Acho que deve ser muito interessante. E é sempre bom sair; ver coisas novas faz bem à alma. Aproveita bem :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Faz sim, Isabel :) Não sei se é porque moro há muito tempo aqui, mas mesmo nos lugares mais bonitos, não sinto muito a "atmosfera". É claro que conheço muito pouco da Ilha e não fui aos sítios de beleza mais dramática, mas essa aura que mencionaste só fui sentir em Gales.
      Bejinhos!

      Delete