Friday, June 6, 2014

Food styling

Há muitos blogues que leio cuja fotografia é excelente. Algumas blogueiras, inclusive, passaram a trabalhar como food stylists, o que é muito interessante - trabalhar com fotografia e comida ao mesmo tempo deve ser muito legal. Há fotos que são verdadeiras naturezas-mortas, com enquadramentos, iluminação belíssimos. Comida tem a sua beleza, e não é muito difícil, em certos casos, capturar o valor estético de um ou mais ingredientes.

E há também os adereços - a louça, a mesa, os talheres, o ambiente.

Mas, não sei. Eu às vezes acho tudo um pouco artificial, essa mania que agora temos de mostrar uma casualidade encenada. É como a fast food que vem servida em tábuas com molhos espalhados - um conceito lúdico que visa demonstrar falta de pretensão, mas que acaba por ser pretensioso e até pouco higiênico. O Jamie Oliver prepara e serve alguns dos seus pratos nessas tais tábuas e - surprise, surprise! - elas estão à venda na rede Jamie's Italian, que eu adoro.

Ou as batatas fritas que vêm em baldinhos de metal. Eu não sei o que realmente acrescenta ao prato. Talvez haja alguma ciência por trás disso - as batatas se mantêm mais estaladiças, ou o apelo visual estimule o apetite. A questão é que, para mim, tanto faz (principalmente porque é raro eu pedir batatas).

Eu gosto mesmo é de identificar o que estou comendo, holisticamente. Não vejo muito a necessidade de desconstruir, a não ser no passo-a-passo de uma receita. O problema é que, nesta era tão visual, o estético parece prevalecer, e às vezes as coisas vão um pouquinho longe demais. Nada contra um prato de comida bem apresentado, fotografado num cenário bonito. Mas se fazemos em casa, por que não mostrar a verdade? Por que esconder? Por que criar um cenário e adicionar adereços? Porque não contextualizar de uma forma mais real?

Rabugice minha, eu sei. Um dia desses me rendo ao food styling, começo a espirrar ketchup nas paredes e tudo isso fica contraditório.

Estava pensando nisso porque hoje almocei isto e queria compartilhar porque é simples, delicioso e muito nutritivo: quinoa com grão, salteada no azeite com anchovas picadas e limão, coentro e gergelim/sésamo por cima, brócolis para acompanhar. Não sei o porquê, mas o tom ficou meio azulado e eu, com preguiça de tentar corrigir. Ou seja, o food styling é inexistente, mas é essa a realidade, incluindo a V. que queria assaltar o meu prato (pelos simples prazer da brincadeira, nada a ver com fome) e as sacolas de compras que aterrissaram há alguns dias na cadeira ao lado dela.

5 comments:

  1. Olá :)
    O prato está com um aspecto muito apetitoso!
    Eu creio é que agora o styling das fotos de comida passou a ser igual em todo o lado. As mesmas cores de fundo, o mesmo estilo de loiça e talheres, a cena urbano-vintage-e-a-parecer-que-se-está-numa-casa-de-campo e que a seguir ninguém precisa de lavar a loiça! Eu para aqui a falar e a pensar como vou fotografar o pudim de sagu e creme inglês que vou fazer hoje à tarde para levar para um jantar :))))))))))))))))

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Ficou bom mesmo, eu estreei no uso da quinoa há algumas semanas, quando finalmente deixei o cuscuz marroquino de lado (não curtia muito mais e, claro, tem o glúten, que eliminei bastante da alimentação), e queria algo de cozimento rápido e que pudesse ser usado em saladas (o arroz integral demora muito a ficar pronto, faço para 2, 3 refeições, mas mesmo assim, enjoei de arroz em saladas, comi muito há alguns anos, eu tenho as minha rixas com arroz frio e malandro, como já disse, prefiro sashimi a sushi por exemplo) e com restos de legumes, e também casasse bem com leguminosas. Gosto muito!
      Eu às vezes acho que escrevo de um jeito muito ríspido, relendo dá a impressão que acho que só podemos tirar fotos de pratos à mesa como esse. Eu não acho nada de errado com food styling em geral, em fazer fotos bonitas, criar panos de fundo, contextos, etc. O apelo visual é importante, eu adoro fotos de comida. Acho que o que tem me incomodado um pouco é a mesmice que mencionaste, mais a mania que alguns têm de espalhar os ingredientes ao redor do prato, por exemplo (acho um pouco de desperdício), ou inventar coisas totalmente fora de contexto só pelo valor visual. Eu vejo tantas fotos, mas não consigo me lembrar muito bem do que vem de quem, pois é tudo muito parecido.
      Mas quando digo incomodar é um pouco de exagero, é só cricrizice minha.
      Eu já fiquei com vontade dessa sobremesa, se sagu é o que conhecemos no Brasil (http://www.casadipaolo.com.br/blog/2013/04/01/faca-em-casa-sagu-dipaolo/), combinado com creme inglês, ai, ai, ai. Duas coisas que adoro! Quero ver as fotos :))))))
      Bom jantar!
      Beijinhos!

      Delete
    2. Olá :)
      Acho que tinha feito um comentário mas não devo ter clicado para publicar (ou imaginei e são já sintomas precoces de senilidade!).
      Já não me lembro do que tinha escrito, excepto uma parte em que criticava o food styling e a seguir dizia que ia arrumar a sala para fotografar o doce de sagu :))))))))))))))
      Beijinhos!

      Delete
    3. Não é o comentário anterior? O sagu ficou lindão na sala branquinha :)))))))

      Delete
    4. Vou ali cortar os pulsos :))))
      Acho que cheguei à fase em que repito uma história 500 vezes seguidas convencida sempre que é a primeira vez que a conto!
      Mil desculpas!!!!

      Delete