Monday, June 30, 2014

Receitas que achei interessantes #1

Resolvi criar a rúbrica acima pois é uma forma de arquivar receitas que achei, obviamente, interessantes :).

Em geral, elas vêm de blogues que acompanho, mas é mais fácil procurar aqui, principalmente quando não me lembro de onde as vi. E é também uma forma de compartilhar.

Tem essa receita de biscoitos de alfarroba - ingrediente que nunca provei ou vi, e que me deixa super curiosa - que ela publicou no blogue.

Todo mundo que tira ou diminui a quantidade de glúten da dieta sabe como é difícil fazer pães fofinhos em casa. Eles até saem macios do forno/da panificadora, mas ao esfriarem, a textura logo endurece. Ela nos presenteou com este aqui, e ela, com este. Duas receitas que estou com muita vontade de provar.

Descobri este blogue, muito bonito e interessante, via Instagram. Eu gosto de brócolis, mas não sou super fã, portanto é sempre legal encontrar uma receita criativa com esse verdinho. Esta aqui, com leite de coco e coentros, me parece muito gostosa.

Outro ingrediente para o qual gosto de encontrar versões diferentes, é o humilde arroz (mas não malandro, não frio, trauma de infância...). Esta receita de arroz palestino parece ser totalmente a minha praia (mas pretendo substituir por arroz integral, parcialmente cozido, já que demora séculos a ficar pronto).

5 comments:

  1. Olá Dani :)
    Fui espreitar a receita de arroz palestino e parece mesmo deliciosa. Cá em casa também não apreciamos muito o arroz com calda. Gostamos mesmo é de arroz cozido à crioula (só agora no curso descobri que se designa assim o arroz cozido em muita água que depois se escorre) que depois é salteado em azeite (ou óleo de coco) numa frigideira larga até ficar com crosta e bem crocante.
    Bem, vou experimentar outra receita de pão sem glúten, desta vez com farinha de quinoa.
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) Foi quando me mudei para a Europa que vi que havia outras maneiras de cozinhar o arroz. No Brasil é a fórmula 2/1 - duas medidas d'água para uma de arroz. Daí vi a Delia Smith aqui (o equivalente daquela senhora emblemática da cozinha portuguesa) e o Jamie Oliver preparem-no assim também! Mas com o Basmati, cozinho em quantidade aleatória de água, escorro e como assim mesmo ou salteado ;) O meu problema com o arroz malandro (além do trauma) é que, em geral, não gosto de comida aguada - detesto ter de mastigar ao mesmo tempo que a boca está cheia de líquidos, alguns não são mastigados direito e acabam descendo inteiros pela garganta, enfim, não gosto mesmo, pode ter o melhor tempero do mundo.
      Aguardo a receita da farinha de quinoa no blogue! Eu me confundo com quinoa, só experimentei a cozida (que adoro!), mas sei que há outros ingredientes - farinha e flocos - que não sei usar.

      Beijinhos!

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Olá Dani, fiquei muito contente com a tua visita e comentário no meu blog...muito obrigada!
    Fazer o caminho está na minha lista de coisas a fazer antes de morrer :))) e se for com os meus homens tanto melhor!
    Gostei muiito das sugestões aqui culinárias, também sigo e gosto muito da Dagmar!
    Um beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, eu também fico contente com a tua visita!
      Como disse, recomendo muito fazer o Caminho, com os filhos vai virar uma aventura e tanto!
      Outro beijinho,

      Delete